Project Category: PROGRAMAÇÃO de CLP

PROGRAMAÇÃO de CLP

Descrição

No ambiente do chão de fábrica, as máquinas e os equipamentos geralmente são controlados por um C.L.P (Controlador lógico programável). Com os novos desafios da indústria, é necessário otimizar a produção, modificar postos de trabalhos e a demanda da Programação de CLP é cada vez mais necessária, tanto para novos projetos ou modificações nos existentes.

Caso a programação de CLP for mal executada, as máquinas e os equipamentos da indústria podem apresentar falhas crônicas e diversas. E no momento mais crítico, quando a produção finalmente libera um tempo para realizar alterações de software nas máquinas, nada pode acontecer de errado, senão a próxima janela de tempo da produção será numa data futura.

Não se pode perder a oportunidade de realizar a programação do CLP, pois é justamente no “cérebro da máquina” que está a maior chance de otimizar a produção.

Para que não ocorram problemas de programação de clp, já é possível criar software altamente detalhados, comentados e testado previamente em simulador, evitando possíveis erros que poderiam ocorrer em campo, já que no ambiente de simulação, a programação de clp é testada em diversos cenários diferentes.

A pergunta que vem à mente é: Seria possível simular a fábrica em um ambiente virtual e seguro, para evitar erros de programação de clp em campo? A resposta é sim, podemos evitar todos os problemas não previstos desde que sejam considerados durante as simulações e ajustado o comportamento da lógica do programa.

Um caso de sucesso em que essa metodologia foi utilizada para otimizar a programação de clp foi em uma indústria multinacional norte americana que fabrica barbeadores, que a Camaro Electric atende. Preparamos previamente uma simulação completa do ambiente de uma central de água gelada e conseguimos garantir um Startup mais rápido em campo, fazendo a fábrica operar com mais eficiência dentro do prazo planejado. Possíveis falhas de programação de clp foram corrigidas ainda em escritório.

Quer ver como é um padrão de nossa programação de CLP e IHM?