Project Tag: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS – POWER AUTOMATE (FLOW)

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS – POWER AUTOMATE (FLOW)

Você já se perguntou o que é o Power Automate, antigo Microsoft Flow? Quais são os benefícios desta ferramenta relativamente nova do pacote Office 365? O que significa Microsoft Power Platform?

Se você está aqui é porque sim e aqui faremos uma introdução ao tema. A Microsoft Power Platform é uma plataforma de desenvolvimento de aplicações dentro do Office 365. Entre os principais componentes dessa plataforma está o Power Apps, o Power Bi e o Power Automate. Enquanto o Power Bi é mais voltado para gráficos, dashboards e inteligência de negócios (Business Intelligence), e o Power Apps tem o foco na criação de aplicativos para smartphone, tablet e pc, o Power Automate por sua vez, é focado em criar fluxos pré definidos de tarefas de forma automáticas. Por exemplo, toda vez que uma planilha for atualizada ou um item novo na lista do sharepoint for criado, é possível disparar um email para alertar alguém do escritório.

Esses tipos de automação eram muito difíceis de fazer no passado, necessitando de muita programação alto nível. O Power Automate veio para agilizar este processo com ferramentas de arrastar e colar, é possível integrar dados complexos de bases de dados como SQL Server, PostgreeSQL, Oracle e SAP, de forma simples, enviando notificações para celulares, e-mails, listas do SharePoint, Dashboards do PowerBI, planilhas do Excel e aplicativos Power Apps. A tarefa de revisar documentos, assinar e solicitar tudo isso por email, pode ser eliminada integrando um fluxo no Power Automate e o Microsoft Office. Um único documento será trabalhado e assinado pelos revisores, com notificações automáticas de quem alterou o documento e qual revisão é a atual.

Um usuário padrão do pacote office 365 deve se perguntar: Será que eu consigo criar fluxos automatizados de trabalho com conhecimentos básicos de programação? Sim, o Power Automate é tão amigável que usuários de Excel acharão muito fácil o desenvolvimento e integração de dados.

Um caso de sucesso desse tipo de tecnologia usada na prática é uma empresa multinacional sistemista da área automotiva que solicitou um aplicativo que integrasse dados do SAP via QRCode gravado a laser nos produtos, através dos celulares e tablets do time de qualidade para fazer rastreabilidade da produção, facilitando auditorias. A Camaro Electric desenvolveu este aplicativo e resolveu um grande desafio desta indústria de forma rápida e eficiente.

Gostaria de ver como ficou o Aplicativo Power Apps de exemplo usando o Power Automate?