Camaro Electric

Indústria 4.0 deverá atingir um valor de 258 mil milhões de euros até 2028

Em 2023 surgiram novas tecnologias, que moldaram o panorama industrial. De acordo com a ESI Robotics, empresa portuguesa de soluções de robótica e automação industrial, ao longo de 2024 a indústria vai continuar a testemunhar transformações impactantes em várias áreas.

Segundo a Emergen Research, o mercado global da Indústria 4.0 deverá atingir um valor de 258 mil milhões de euros até 2028, com uma robusta taxa composta de crescimento anual de 16,3%. No que toca às áreas tecnológicas, estas serão as grandes tendências em 2024:

  1. Inteligência Artificial (IA) em ascensão tanto para as empresas como para os consumidores
    A IA marcou 2023, alcançando popularidade muito além da indústria e dos setores tecnológicos. Segundo o estudo “2024 Consumer Trends” da Eutomonitor Internacional, as ferramentas de IA generativa fazem parte do dia a dia dos consumidores, sendo que em 2023, 72% dos consumidores utilizaram-na para melhorar a sua vida. Se a IA tem um papel significativo na vida dos consumidores, é fundamental que as indústrias tirem partido desta tecnologia, que é a grande impulsionadora da transformação digital. A IA será fundamental para aprimorar a manutenção preditiva. O surgimento de algoritmos cada vez mais avançados vai permitir analisar grandes e complexos volumes de dados em tempo real e de uma forma nunca vista.
  2. A automação e Robótica Avançada vão revolucionar os processos de produção
    Em 2024, a robótica terá um papel transformador, que irá muito além da indústria, uma vez que a sua aplicação vai desde a saúde até ao atendimento ao cliente. O desenvolvimento destas tecnologias vai tornar os processos mais eficientes e seguros. A automação inteligente, impulsionada pela IA e Machine Learning (ML), estará no centro das operações industriais. Robôs colaborativos e industriais continuarão a ser utilizados de forma autónoma para executar tarefas repetitivas e perigosas, aumentando a eficiência e reduzindo os riscos para os trabalhadores.
  3. A Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) vão contribuir para a formação dos colaboradores
    A Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) ganharão ainda mais popularidade à medida que se tornam mais acessíveis e disponíveis para diferentes aplicações. A formação de colaboradores será revolucionada por estas tecnologias, pois permitem criar ambientes virtuais onde os colaboradores podem simular tarefas complexas e interagir com máquinas e equipamentos de forma mais segura. Além disso, o grande impacto destas tecnologias será registado na manutenção industrial, facilitando diagnósticos rápidos, orientações para reparações e reduzirá significativamente o tempo de inatividade das máquinas e equipamentos.
  4. Big Data será uma peça-chave para tomar decisões estratégicas e aprimorar o desempenho de diversos setores
    A análise de grandes e complexos volumes de dados revelará padrões e tendências que vão impulsionar o crescimento das empresas, colocando-as na vanguarda da competição e da inovação.
  5. A Internet Industrial das Coisas (IIoT) vai continuar a crescer e otimizar processos de produção
    A conectividade entre dispositivos industriais continuará a crescer como já foi registado nos últimos anos. Numa fábrica inteligente, todas as máquinas, sensores e sistemas estão conectados e constantemente a gerar dados que, quando analisados corretamente, podem revelar padrões e tendências valiosos, otimizando processos de produção, melhorando a manutenção preditiva e permitindo uma gestão mais eficiente da produção. A adoção de IIoT será fundamental para a transformação digital das indústrias.
  6. A Personalização Avançada com Fabrico Digital e Aditivo vai contribuir para a produção de peças complexas e de grande escala
    A impressão 3D e outras formas de fabrico digital e aditivo serão ainda mais relevantes ao longo deste ano. Estas tecnologias são capazes de revolucionar a produção, uma vez que permitem a produção de peças complexas e de grande escala com maior rapidez, eficiência e personalização. Isto não só reduzirá os desperdícios de material, como também pode acelerar os ciclos de produção.
  7. O 5G vai continuar a proporcionar a rapidez da conectividade
    Para permitir a utilização de todas estas tecnologias, a utilização de 5G na indústria será também uma tendência em 2024. Isto proporcionará uma conectividade ultrarrápida, permitindo a implementação de sistemas de comunicação mais eficientes e melhorando a comunicação entre máquinas.
    Fonte: https://logisticamoderna.com/industria-4-0-devera-atingir-um-valor-de-258-mil-milhoes-de-euros-ate-2028/
Rolar para cima